Efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por gases terrestres. Como consequência disso, o calor fica retido na Terra, transformando-a em uma espécie de estufa. É um evento natural que tem a finalidade de impedir que a Terra esfrie demais, proporcionando então, vida na Terra.

Torna-se prejudicial em excesso, muitas vezes, gerado pela derrubada de florestas e queimadas das mesmas, sendo que, elas regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuva em diversas regiões. Outro fator que influencia é o lançamento de gases poluentes (queima de combustíveis fosseis) na atmosfera. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor.
O protocolo de Kyoto assinado em 1997 por diversos representantes de países têm a finalidade de reduzir gases poluentes nos próximos anos. Ainda assim, alguns países, como, os Estados Unidos não aceitam o acordo, alegando que a redução dos gases prejudicaria o seu avanço industrial.
Grupo: Ana Carolina, Matheus Velame, Isabela Santos, Isabel Miranda, Giovanne Gusmão e Yan
Nenhum comentário:
Postar um comentário