quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Floresta Amazônica


   A Floresta Amazônica, localizada na região Norte da América do Sul é, considerada uma das maiores florestas tropicais do mundo. A maior parte da Floresta está localizada no território brasileiro, e a outra parte espalhada pela Venezuela, Colômbia, Peru,Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa

   De clima equatorial (situada próximo da linha do equador) tem temperaturas elevadas e índice pluviométrico de 2.900 mm/anuais, equivalente a mais de três vezes o considerado normal, ainda possui um solo extremamente pobre em nutrientes, é ácido e arenoso. As várzeas são suas únicas áreas agricultáveis, a rápida reciclagem do solo que garante o equilíbrio da manutenção da floresta.
Encontramos na Floresta, três principais tipos de relevo, ao Sul localiza-se o Planalto Central; ao Norte, o Planalto das Guianas; e ao centro a Planície Sedimentar Amazônica, todos de altitude menor de 1.500.

   Por ser uma floresta tropical fechada, possui árvores de grande porte, deixando a vegetação rasteira pouco presente, já que a entrada de raios solares é pouca na parte terrestre. Consequentemente, os animais encontrados em maior quantidade, são de pequeno e médio porte e vivem nas árvores. Suas folhas são caracterizadas como latifoliadas, por serem grandes, largas e terem um verde escuro definido, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e pontas em forma de goteira (facilita o fluxo da água); suas raízes são superficiais e troncos largos perto da base, permitindo uma boa fixação, as trepadeiras aproveitam para obter água e nutrientes apoiando nos troncos das árvores maiores e utilizando o ar úmido da folhagem.

   Em território brasileiro, a Floresta Amazônica está ameaçada pela ocupação humana acelerada em suas bordas leste, sul e sudoeste, decorrente do avanço da agricultura comercial e da pecuária extensiva.

   Um dos principais problemas enfrentados é o desmatamento ilegal e predatório. Utilizado para diversos fins, como as madeiras nobres que são os alvos das madeireiras; os fazendeiros que para aumentar sua área de cultivo provocam queimadas na região; as estradas construídas ao decorrer dos anos também são, responsáveis pelo desmatamento.

   Garimpeiros também tem contaminados os rios, com o mercúrio utilizado no garimpo, após a descoberta de ouro na região. Essas atitudes provocam desequilíbrio da região e colocam a floresta em risco.

   Outro recurso comum, é a entrada ilegal de cientistas estrangeiros, para obter plantas/espécies animais, para desenvolver substâncias, registrando patentes, e depois lucrarem com isso, do próprio Brasil, principal “fornecedor” das matérias-primas.




























Grupo:
Ana Carolina, Danton Ferreira, Isabela Souza, Luís Ribeiro e Yan Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário