A Mata Atlântica apresenta um alto índice pluviométrico e, em média estes valores variam de 1500 mm e 2000mm.Consequência da condensação da brisa oceânica carregada de vapor que é empurrada para as regiões continentais chegando nas escarpas das serras, formando um ecossitema de clima tropical,quente e úmido.
Habitando mais de 6 mil exemplares de plantas edêmicas(grande variedade de orquídeas e briófitas).
O extrato vegetal é constituido basicamente por dois palamares sendo o mais alto formado por árvores com estrutura média de 35 metros, e o inferior caracterizado pela densidade arestiva.
São folhas latifoliadas e perenfoliadas(largas e persistentes/duradoura), típicas de florestas tropicais.Rica em espécies vegetais, apresenta árvores como jequitebá-rosa, o Cedro, a Figueira, o Ipê e o Pau-Brasil.
Alguns problemas dos quais a floresta enfrenta é o desmatamento, queimadas, ação predatória da espécie humana, extinção da fauna e da flora.
Devastação da Mata Atlântica:
A Mata Atlântica e o bioma brasileiro que foi mais devastado. Pois está localizada em grande parte do litoral brasileiro, área esta que é a mais povoada do país, desde o período colonial a Mata Atlântica vem sofrendo com o desmatamento para a extração de madeira, e para abrir áreas urbanas e rurais.
Com tudo a Mata Atlântica ainda possui a maior biodiversidade catalogada do Brasil.
Grupo:
Alan, Renata, João Vitor e Vinicius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário